abrir-empresa-em-santa-catarina

Abrir empresa em Santa Catarina: conheça o passo a passo

Atualmente vivemos em um momento de retomada da economia brasileira, o comércio voltou a funcionar, as pessoas voltaram ao escritório e as escolas finalmente estão de portas abertas.

Isso significa que o momento é bastante propício para que você que adiou seus planos de empreender, enfim pode abrir a sua empresa

Contudo, apesar do momento significativo de celebração é preciso pé no chão no momento de abertura da empresa. Uma vez que o estado de Santa Catarina é sede de diversos tipos de negócios e por isso seu mercado é um tanto competitivo. 

Se você assim, como muitos empreendedores, sonha em abrir uma empresa em Santa Catarina, aproveite este artigo e veja tudo que você precisa saber sobre o assunto! Vamos lá? 

Planejamento do negócio e contrato social 

O primeiro passo para abrir um negócio em Santa Catarina é enxergar as possibilidades que o mercado estadual oferece. 

Depois de escolher um segmento de atuação é preciso entender melhor o assunto, identificar seu público, os hábitos de compra do mesmo, os tipos de mercadorias ou serviços mais utilizados pelos mesmos, assim como demais informações relevantes. 

Com isso, você terá um plano de negócio. 

Em seguida essas informações devem ser adicionadas ao contrato social, esse documento irá oficializar o nascimento da sua empresa. O contrato social deve conter informações como: 

  • Nome dos sócios;
  • Nome da empresa;
  • Capital social;
  • Endereço da empresa; 
  • Atividades de serviços desenvolvidos;
  • Determina a participação de cada sócio;
  • Definição de pró-labore.

O contrato social para ter validade deve ser registrado em cartório ou registrado na Junta Comercial. 

Consulta de Viabilidade 

Com os detalhes acima já definidos, a próxima etapa é a consulta de viabilidade. Em que o endereço e nome da empresa são verificados, em resumo a consulta fala se o local é adequado para atividade adotada e se o nome pode ser usado. 

Para esta etapa são solicitadas algumas documentações como: 

  • CPF;
  • E-mail para contato;
  • Contrato social da empresa;
  • Guia do IPTU do endereço escolhido. 

Caso a sua viabilidade seja aprovada, basta seguir em frente com o plano!

Que tipo de empresa abrir?

O segundo passo da burocracia para abrir empresa em Santa Catarina é pensar no tipo de empresa que será aberta. A escolha do modelo será orientada de acordo com os interesses do empreendedor. 

Porém, é importante lembrar que a natureza jurídica define características como se haverá ou não a separação entre patrimônio pessoal e da empresa, como serão distribuídas as responsabilidades entre os sócios e o capital. 

Veja abaixo quais são as naturezas jurídicas disponíveis para a sua empresa: 

  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples Limitada;
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Empresa Individual;
  • MEI (Microempreendedor individual). 

Lembre-se que esta escolha deve ser feita junto com um contador ou advogado, desta forma, é possível escolher a natureza jurídica mais adequada para a sua empresa. 

Regime Tributário 

A escolha do regime tributário é um dos fatores mais estratégicos para a empresa. Uma vez que ela irá definir o valor dos impostos a serem pagos ao longo de todo o primeiro ano de existência da empresa. 

Por isso, é preciso muita atenção e assertividade, pois adotar o modelo errado poderá comprometer a saúde da empresa ao longo de todo um ano. 

Em território nacional o empresário tem disponível três regimes tributários, os quais atendem a diferentes faixas de faturamento e modelos empresariais, são o: Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Real. 

Simples Nacional

O Simples Nacional é um dos regimes tributários mais populares do país e se destaca justamente por sua simplicidade no que diz respeito a prestação de contas e pagamento de tributos. Os quais são feitos por meio da DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Este regime é dedicado às empresas com faturamento anual de até R $4,8 milhões. 

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é uma regime tributário que pode ser adotado por quase todas as empresas, entretanto, é mais recomendado para empresas com faturamento anual de até R$78 milhões. 

A contribuição aqui é feita com base nas alíquotas do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, IRPJ,  e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, CSLL. 

Lucro Real 

Enquanto isso, as empresas ficam obrigadas ao enquadramento no Lucro Real se o faturamento anual for superior a R$78 milhões. Apesar de pouca gente saber dessa informação, existem alguns segmentos que estão obrigados a adotar o regime, como por exemplo empresas do setor financeiro. 

Criação do CNPJ

São muitos passos, não é mesmo? Mas fique tranquilo que já estamos chegando ao final. O registro de CNPJ pode ser obtido através do Portal do Empreendedor no site da Receita Federal. Em seguida basta preencher o requerimento eletrônico no site da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

O próximo passo será a obtenção de licenças ou alvará, os quais serão determinados de acordo com a área de atuação da empresa. 

Que tal começar a abrir a sua empresa em Santa Catarina agora mesmo?

Que tal entrar em contato com os profissionais da Capiton, somos uma empresa de contabilidade formada por profissionais com vasto conhecimento em abertura de empresa em Santa Catarina.

A Capiton é uma empresa de contabilidade especializada em segmentos que atuam com produtos de regime monofásico e substituição tributária. 

Para ver mais conteúdo como este acesse o nosso blog

Um pensamento em “Abrir empresa em Santa Catarina: conheça o passo a passo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Rolar para o topo