gestao-financeira-para-farmacias

Gestão financeira para farmácias: como pagar impostos corretamente

Você sabia que o Brasil é o 14° no ranking dos países com maior carga tributária em todo o mundo?  

Essa colocação se deve principalmente à complexidade do nosso sistema tributário e constantes mudanças na legislação.

Neste sentido, estabelecimentos que trabalham com a comercialização de medicamentos, como as farmácias, tendem a sofrer bastante com as questões tributárias. A vista disso, a gestão financeira se torna extremamente importante para que esses valores não prejudiquem o negócio. 

Se você quer saber como a gestão financeira especializada em farmácias pode contribuir no pagamento correto dos impostos, leia este artigo até o final! 

Como a gestão financeira para farmácias pode contribuir para redução de impostos? 

Em média 33% do  faturamento empresarial é destinado ao pagamento de tributos, para que isso não atrapalhe o desenvolvimento da sua empresa, uma das responsabilidades principais da gestão financeira é com a elaboração de um planejamento tributário focado na gestão de uma farmácia

Atuando de forma a realizar corretamente os cálculos de alíquotas, o cumprimento das obrigações fiscais e a execução de estratégias e planos de ação que visam diminuir a carga tributária sobre o empreendimento. 

São ações da gestão financeira para a diminuição dos impostos sobre as farmácias

  • Evitar a incidência do fato gerador do tributo;
  • Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo;

Tributação monofásica em farmácias

O primeiro passo para entender esta questão é saber o que é fenômeno da tributação monofásica. 

Veja abaixo o que isso significa e como afeta a gestão financeira da sua farmácia

O que é tributação monofásica? 

A tributação monofásica diz respeito ao dever que a farmácia tem de realizar o pagamento dos impostos PIS/ Cofins de uma única vez. Essa obrigação foi criada pelo Governo para facilitar a fiscalização do pagamento de impostos. 

Pois antigamente, em cada etapa do ciclo de produção era preciso fazer o pagamento de uma parte do imposto, dessa forma, a gestão pública gastava uma quantia maior em recursos para  a verificação deste pagamento. 

Como isso afeta as farmácias? 

Como se trata de um tipo de tributação monofásica, as alíquotas praticadas para o PIS/ Cofins no caso das farmácias costumam ser maiores que nos demais segmentos, chegando a 12% para cada produto comercializado. 

Tornando as despesas com tributação mais altas no segmento farmacêutico, dessa forma, uma das alternativas da gestão financeira para farmácias é estar atenta aos produtos adquiridos. 

Afinal, determinados itens podem contribuir para o aumento da carga tributária paga pela empresa. 

Quais medicamentos estão sujeitos à tributação monofásica?

Grande parte dos produtos farmacêuticos estão sujeitos à tributação monofásica. Portanto, antes de realizar a compra dos produtos é importante saber quais são os medicamentos, a demanda pelos mesmos. 

Assim é possível determinar os melhores momentos para aquisição desses produtos.  

Pensando em facilitar a gestão financeira da sua farmácia, trouxemos os códigos de alguns produtos que estão sujeitos a tributação: 

  • Produtos farmacêuticos
    Códigos que estão sujeitos à redução: 30.01, 30.03 (exceto 3003.90.56), 30.04 (exceto 3004.90.46), 3002.10.1, 3002.10.2, 3002.10.3, 3002.20.1, 3002.20.2, 3002.90.20, 3002.90.92, 3002.90.99, 3005.10.10, 3006.30.1, 3006.30.2 e 3006.60.00.
  • Produtos de perfumaria, toucador e higiene pessoal
    Códigos que estão sujeitos à redução: 3401.11.90, 3401.20.10, 9603.21.00 e todos da classificação 33.03 e 33.07.

Como posso pagar impostos corretamente em minha farmácia?

Não tem segredo, para pagar impostos corretamente na sua farmácia é preciso escolher um regime tributário que seja adequado ao seu tipo de empresa, porte e faturamento. 

Além disso, estar a par das mudanças na legislação e possíveis benefícios fiscais podem ser outra maneira de evitar o pagamento de imposto de forma indevida. 

Outra alternativa eficaz para o correto pagamento de impostos e aprimoramento da gestão financeira para a sua farmácia, é a contração de um serviço de gestão financeira para farmácias

Entre em contato com os profissionais da Capiton, somos uma empresa de contabilidade formada por profissionais com vasto conhecimento em tributação para o segmento farmacêutico. 

Desenvolvemos tecnologia exclusiva para entregar toda e eficiência tributária para nossos clientes.

Gostou do nosso para ver mais conteúdo como este acesse o nosso blog

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Rolar para o topo